Postagem CLAREAMENTO DENTÁRIO: PRINCIPAIS DÚVIDAS

CLAREAMENTO DENTÁRIO: PRINCIPAIS DÚVIDAS

Dicas

02 de Julho de 2019

Se perguntassem as pessoas o que elas gostariam de mudar no seu sorriso, é provável que a maioria responderia que gostaria de ter dentes mais brancos.

Dentes brancos e alinhados são o sonho de muitas pessoas, independente da idade. Dentes brancos remetem a saúde, jovialidade, cuidado, auto estima, auto confiança e causam uma boa impressão. Por esses motivos, a odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas de clareamento dental, com o objetivo de oferecer às pessoas tratamentos que atendam suas expectativas estéticas.

Basicamente o clareamento pode ser realizado de duas formas:

- Caseiro: o dentista confecciona placas sob medida para o paciente e lhe entrega géis de acordo com suas necessidades individuais, orientações e retornos de controle.

- Consultório: realizado pelo próprio cirurgião-dentista que isola os dentes para proteger a gengiva e aplica o gel clareador de uso exclusivo em consultório, devido a maior concentração.

Também pode ser indicada a técnica combinada, que é a associação das duas técnicas para melhores resultados. A diferença entre as duas formas está no tempo, disposição do paciente e fatores individuais. O clareamento em consultório costuma ser mais rápido, para aquele pacientes que desejam resultado imediato!

Algumas dúvidas sobre clareamento dental:

1. Quem pode clarear os dentes?
Desde que eles estejam íntegros e sem muitas restaurações, qualquer pessoa independente da idade, pode clarear os dentes. Mas antes de iniciar o tratamento o dentista deverá realizar uma avaliação de todos os dentes (avaliar possibilidade de infiltrações em restaurações antigas ou cáries).

2. O clareamento pode ser feito sozinho?
Nenhum tratamento clareador deve ser utilizado sem orientação do dentista. É ele quem irá esclarecer ao paciente a técnica de clareamento mais indicada para o caso de cada paciente. Existem riscos caso nao haja avaliação profissional para a escolha da técnica, concentração adequada e marca do gel clareador. A escolha de um gel clareador de qualidade e com um bom dessenssibilizante inflluencia nos resultados.

3. O clareamento causa muita sensibilidade?
Varia com cada paciente. Usamos géis clareadores que diminuem esse desconforto, associado ao uso de pastas dentais específicas para esse fim.

4. Depois do clareamento o dente fica fraco?
Não. A estrutura dentária não é afetada quando o tratamento é feito de forma correta, sob supervisão do dentista.

5. Quanto tempo dura o clareamento?
Quando realizado de forma correta, alcançando a cor desejada, recomenda-se fazer retoque a cada 2 anos.

Por ter excelentes resultados e ter tantas características desejáveis, o clareamento dental é o tratamento preferido dos consultórios odontológicos. Mas para chegar lá, é fundamental realizar uma consulta de avaliação com dentista que irá lhe apresentar todas as técnicas utilizadas, riscos e limitações dos resultados. Utilizar géis clareadores específicos para reduzir a sensibilidade após o clareamento também é importante. 

E  Viva o sorriso branco!! 

Carolina Pereira

Cirurgiã-dentista e endodontista

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462