Postagem Nutricionista previne cárie?

Nutricionista previne cárie?

Informativo

30 de Outubro de 2023

  1. Como a nutricionista pode ajudar a prevenir a cárie dentária?

    Será que é apenas o dentista que tem o poder de prevenir a cárie? Embora as visitas regulares à odontopediatra sejam essenciais, a prevenção começa em casa e na mesa de jantar. O papel da nutricionista é fundamental, fornecendo orientações sobre hábitos alimentares saudáveis e educando sobre os riscos do consumo excessivo de açúcar. Ela pode ajudar a criar planos alimentares equilibrados, ricos em nutrientes essenciais para a saúde bucal, como cálcio e vitamina D.

     
  2. Será que o doce é mesmo um vilão?

    O doce frequentemente assume o posto de vilão número um quando o assunto é cárie dentária. Segundo recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, é muito importante evitar a introdução de açúcar na dieta dos bebês até que completem, pelo menos, dois anos de idade, com objetivo de proteger a saúde bucal e geral das crianças, uma vez que o consumo excessivo de açúcar na infância pode desencadear consequências sérias, incluindo o desenvolvimento da cárie dentária.

    Mas e mel, pode? O sistema digestivo dos bebês ainda é imaturo e a exposição precoce ao açúcar (incluindo o mel) pode criar preferências por sabores doces, dificultando a aceitação de alimentos menos açucarados.

    E como a nutricionista pode nos ajudar? orientando os pais sobre o consumo consciente de doces a partir dessa idade, promovendo a moderação e incentivando escolhas alimentares mais saudáveis.

    Nem todos os doces são “vilões” algumas alternativas, como frutas, podem ser opções mais saudáveis.

     
  3. Paladar pelo doce é aprendido!

    O paladar por alimentos doces pode ser moldado ao longo da vida, e esse processo começa desde a infância. A introdução precoce de açúcar na dieta de uma criança pode criar uma preferência por sabores doces, tornando mais desafiador para ela apreciar alimentos menos açucarados. Nutricionistas infantis são especialistas em orientar os pais sobre como educar o paladar de seus filhos desde cedo, introduzindo alimentos saudáveis e balanceados em suas refeições.

     
  4. Qual o prejuízo do consumo precoce de açúcar ainda na infância?

    O excesso de açúcar na infância pode ter sérias consequências para a saúde bucal das crianças. Isso inclui o risco aumentado de desenvolver cárie dentária, o que pode levar a problemas dentários a longo prazo e afetar a qualidade de vida.

    Com a ajuda da nutricionista, os pais são informados sobre os riscos associados ao consumo de açúcar desde cedo e são oferecidas estratégias para reduzir esses riscos, como substituir opções açucaradas por alternativas mais saudáveis.

     
  5. Como uma nutricionista infantil pode te ajudar:

    Ela é uma aliada valiosa para manter o sorriso do seu filho saudável!

    Podendo avaliar a dieta das crianças, identificar como pode ser melhorada e desenvolver planos alimentares específicos para atender às necessidades do seu filho. Além disso, ela pode trabalhar com os pais para ensiná-los a importância de escolhas alimentares saudáveis e como isso influencia diretamente na saúde bucal dos pequenos.

    A introdução precoce do açúcar na dieta das crianças e o paladar viciado por doces podem ser fatores determinantes para o desenvolvimento de cáries, e a nutri pode te ajudar com isso!

    Portanto, a resposta à pergunta "Nutricionista previne cárie?" é um sim definitivo.


 

Josiane Luçardo - Nutricionista Infantil | CRN²15416
Especialista em Nutrição Clínica Pediátrica – USP  |  Mestra em Nutrição e Alimentos - UFPEL

Instagram: @josianelucardo 
WhatsApp: (53) 99110.1931
Local de atendimento: Rua Álvaro Chaves nº380


 

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462