Superando o medo de dentista: Dicas para lidar com a Ansiedade em Consultas Odontológicas
Informativo
29 de Agosto de 2023
Está enganado quem pensa que medo de dentista é “coisa de criança”. Inclusive, a ansiedade odontológica é um problema mais comum do que você pode imaginar e afeta pessoas de todas as idades.
Embora pareça inofensivo, o temor do dentista pode levar a casos mais extremos, como a evitação de cuidados com a saúde bucal. Muitas pessoas, só de imaginar no barulho dos equipamentos ou até mesmo na cadeira odontológica, suam frio. Esse receio merece toda a nossa atenção e quanto mais cedo for tratado, melhor.
Nossa primeira dica é identificar a origem desse medo. Ele pode ter várias origens, desde experiências traumáticas até histórias compartilhadas por amigos e familiares. Por isso, antes da consulta, é importante conversar abertamente com o dentista sobre suas preocupações. Estamos acostumados a lidar com esse tipo de receio e podemos adaptar os procedimentos para torná-los mais confortáveis. Com os pequenos, desde consultas lúdicas até mesmo a sedação odontológica podem fazer a diferença!
Para garantir uma consulta sem experiências negativas, opte por um dentista que tenha experiência em lidar com pacientes ansiosos. Um profissional empático entenderá suas preocupações e trabalhará para criar um ambiente relaxante. Durante a consulta, peça ao dentista para explicar cada etapa do tratamento e esclarecer suas dúvidas sempre que necessário.
E qual tipo de sedação utilizamos na spazio sorrir: sedação inalatória com óxido nitroso e sedação endovenosa. A 1a é utilizada na nossa rotina, não precisa de preparo é a sedação mais segura e existe há décadas na odontologia em diversos países. Nossos profissionais são habilitados nesse tipo de sedação onde o paciente inala um sedativo através de um equipamento especial (o gás do riso).
A 2a sedação, chamada endovenosa, o paciente dorme durante todo o tratamento e contamos com uma equipe de médica anestesista que acompanha durante o procedimento. O paciente não precisa, nesse caso, de internação hospitalar e traz mais conforto e tranquilidade para o tratamento.
Cada caso possui sua indicação, sendo que adultos e crianças podem ser beneficiados destas técnicas.
Por fim, saiba que o medo do dentista é uma preocupação real, mas não precisa ser uma barreira para a saúde bucal. Ao reconhecer suas preocupações e tomar medidas para enfrentá-las, você pode garantir um sorriso saudável e bonito.
Conte com a nossa equipe para cuidar de você e do seu sorriso.