Criança e o uso de telas: descubra o que pode ser pior do que o tempo na frente delas.
Informativo
15 de Março de 2022
"A pandemia intensificou o uso das telas e estar online se tornou necessário.
Por um lado elas são nossas companheiras e nos aproximam de amigos e familiares.
Permite acessar atividades escolares, auxiliar no trabalho em casa, adquirir novos conhecimentos e novas habilidades…
Mas atenção aos problemas:
Alteração no sono, mudança de humor, dificuldades de atenção, etc.
Muito se fala no TEMPO em que as crianças passam na frente da televisão, do celular, do computador ou do tablet.
Mas pesquisas concluem que o que causa maior impacto negativo é o CONTEÚDO acessado pela criança e a PRESENÇA OU NÃO de interação.
Então esteja atento não apenas ao TEMPO na frente da tela, mas também:
Qual conteúdo teu filho está consumindo??
O diálogo com a criança sempre nos ajuda a refletir sobre como podemos auxiliar os pequenos frente ao uso de telas no cenário atual.
Dicas:
- Demonstre interesse e curiosidade para conhecer e entender o conteúdo que a criança está acessando.
- Conversar sobre os jogos, os filmes, as séries, os personagens, as preferências da criança e se interessar por aquilo que é tão legal para o pequeno.
- Fique atento ao que é consumido e assim fazer o monitoramento adequado.
- Ao estar presente, a criança vai se sentir acolhida, o que aumenta a chance de dividir e compartilhar o que está acessando, as interações que está fazendo, o que está aprendendo. E também vai se sentir segura para contar com a ajuda do adulto quando observar algo errado.
- Tenha uma boa conversa e combinações em relação ao limite de tempo que a criança vai poder usar a tela
- Fazer a atividade online, no mesmo ambiente em que os cuidadores estão, e quando os responsáveis podem estar supervisionando o conteúdo, são outros pontos que colaboram para o uso adequado e com segurança.
- Por fim: que o virtual e o real andem sempre lado a lado. É importante ter atenção para que as atividades que colaboram com o desenvolvimento infantil saudável não sejam substituídas pelo tempo em frente as telas. É necessário oferecer e estimular outras atividades que colaborem para o progresso e crescimento pessoal da criança.
Isso torna possível criar momentos de conexão entre cuidadores e crianças, construindo memórias afetivas também nesse período difícil."
Laura Espinosa
Psicologa infantojuvenil
Terapia cognitivo comportamental na infância
@psicologalauraespinosa