Quando e por que procurar um reumatologista infantil?
Informativo
01 de Fevereiro de 2022
"Os sintomas do reumatismo em crianças são muito parecidos aos apresentados pelos adultos. Os mais comuns são as dores nas articulações, vermelhidão no local, restrição e rigidez nos movimentos.
Nas crianças, alguns sinais funcionais, como febre e perda de peso, e comportamentais devem ser observados atentamente pelos pais. A criança que sofre dessas doenças passa a ter dificuldade de caminhar. Tropeços e quedas anormais são sinais comuns, e os pais devem observar se a locomoção delas é feita com dificuldade.
Além disso, a criança pode abandonar atividades físicas, como correr e jogar bola, devido às limitações decorrentes das dores. Também pode haver dificuldade para dormir.
Os fatores de risco para o aparecimento do reumatismo infantil são infecções, como as que acontecem regularmente na faringe, mas também em outras regiões do corpo, e problemas posturais.
Crianças que apresentem febre persistente sem causa aparente há muitos dias, aftas na boca ou genitais de repetição, manchas na pele associadas ou não a quadros febris, principalmente as que ficam mais fortes ao tomar sol, perda de cabelo abundante, dores nas pernas e alterações persistentes em exames de rotina (como anemia ou queda de glóbulos brancos) deve SEMPRE ser avaliada por um reumatologista infantil."
Juliana Simon
Reumatologista infantil
@reumatoped_juliana.simon
(53) 99938.9099