Postagem 5 principais merdx que falam sobre aleitamento materno no pós parto - Parte 2

5 principais merdx que falam sobre aleitamento materno no pós parto - Parte 2

Informativo

04 de Janeiro de 2022

5 principais merdx que falam sobre aleitamento materno no pós parto - Parte 2

Ouvimos de tudo quando o assunto é aleitamento materno, mas nem tudo é verdade. Vamos conferir mais algumas orientações equivocadas no nosso post parte 2 com a Consultora em Aleitamento Materno, Jamila Vasquez.
 

1. Bebê que nasce grande sempre precisa de complemento.

 Se a mãe não tiver nenhum fator de risco para baixa produção, como doenças metabólicas, e a amamentação ocorrer de forma adequada e em livre demanda, a mulher terá capacidade de amamentar um bebê prematuro, pequeno ou grande.  O corpo humano é magnífico e produz a quantidade de leite que o bebê necessita. Mães de bebezões vocês conseguirão amamentar, talvez a demanda seja grande, mas capacidade vocês têm.

2. Mamas pequenas não produzem leite.

O tamanho das mamas não tem relação com a quantidade de leite consumida pelo bebê nas 24h, o que determina o volume de leite consumido pelo bebê são as mamadas efetivas e a livre demanda. Portanto, mamas pequenas são capazes de produzir leite sim, talvez o seu bebê mame mais vezes, durante o dia, do que o bebê da sua amiga e tá tudo bem!

3. Mamar deitado causa otite.

Existe uma grande confusão sobre mamar deitado. ATENÇÃO!! Bebês que usam mamadeira NÃO podem tomar leite deitados, enquanto mamar no peito deitado PODE SIM! Mas por que essa diferença???  A sucção do bebê que mama no peito é perfeita! Equilibra o gradiente de pressão no ouvido impedindo que o leite materno reflua para ouvido médio. Além disso, o leite materno possui propriedades protetoras e bactericidas, que impedem infecções. Portanto, mamar deitado NÃO é fator de risco para otite. 

4. Depois de 1 ano o leite materno não tem mais benefício, "vira água".

 Após 1 ano de idade o leite materno passa a ser complementar a alimentação, que por sua vez é agora a principal fonte de nutrientes e responsável pelo ganho de peso do bebê. Mas o leite materno não passa de padrão ouro, o melhor do mundo, para ser considerado como água suja, sem nenhuma função, ele segue tendo seu papel nutricional e desempenhando uma função extremamente importante que é a da imunidade fornecendo anticorpos que protegem as crianças de doenças respiratórias, obesidade, diarreia, entre outras.

5. Bebê acima de 2 anos deve ser desmamado porque o peito causa dependência.

Até quando amamentar?
Essa é uma grande dúvida das mães, afinal a sociedade não está muito acostumada a ver crianças maiores mamando, e muitas vezes, as mulheres se sentem pressionadas a desmamar antes do desejado. O que é interessante dizer é que a amamentação prolongada, ao contrário do que dizem por ai, pode gerar maior independência e segurança na criança, além de reduzir os riscos de sobrepeso, obesidade, reforçar a imunidade, diminuir a incidência de infecções e melhorar o desenvolvimento intelectual. 
Uma dica: se a criança se relacionar com você somente através do peito, podemos ter algum desajuste e você precisa procurar um profissional capacitado, do contrário amamente até quando você quiser e não até quando os outros acham que é melhor pra você.

 

Gostou das dicas?

 

Com carinho,
Dra. Jamila Vasquez
Enfermeira e consultora em amamentação

@leitebom_consultoria 

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462