Como tornar o processo de retirada da chupeta mais leve?
Odontopediatria
21 de Dezembro de 2021
"Ainda é muito comum que as crianças chupem chupeta ou dedo! Ter esse hábito desde os primeiros dias ou meses de vida não significa que a criança o fará por todo o sempre e na maioria das vezes ele acaba após o término da fase oral, por volta dos 2,5 – 3 anos de idade.
Em contrapartida, se a chupeta for removida abruptamente pela vontade do adulto, podem ocorrer substituições por hábitos piores.
Ter paciência é fundamental durante esse processo e algumas dicas podem ajudar na remoção do hábito. Tente negociar com a criança a troca da chupeta por algum brinde ou algo que ela queira muito. Você pode dizer que a chupeta vai ser entregue pro coelhinho da páscoa, pro papai noel, pra fada do dente... E crie uma história lúdica, de que a chupeta vai se tornar uma estrelinha, por exemplo.
Você mais do que ninguém conhece seu filho, então encontre maneiras criativas e que possam tornar mais leve esse momento! É importante que esse hábito não seja removido junto com outros passos importantes como o desfralde e o desmame, pois pode tornar esse momento mais difícil ou até mesmo sem sucesso.
Procurar os profissionais capacitados são pontos importantes para o sucesso de cada caso!"
Thays Torres
Odontopediatra na Equipe Spazio Sorrir.