0 açúcar até os 2 anos é bobagem. Será?
Informativo
09 de Agosto de 2021
0 açúcar até os 2 anos é bobagem. Será?
"Certamente você já ouvir falar sobre o assunto ou até mesmo tenha sido orientado pela nutricionista, odontopediatra ou pediatra a não oferecer açúcar para o seu filho antes dos 2 anos. Muito bem! Mas alguma vez recebeu uma justificativa para tal ação!? É bem provável que não! E, por esse motivo, foi facilmente convencida por outras pessoas de que a oferta de açúcares ou alimentos açucarados antes dos 2 anos é uma bobagem, maldade, frescura ou modinha. Mas não é nada disso...
O aumento do número de crianças obesas no Brasil é um dos pontos chaves para essa orientação! O consumo precoce de açúcares aumenta a chance de ganho de peso excessivo durante a infância e, consequentemente, o desenvolvimento da obesidade e outras doenças crônicas na vida adulta tais como; alteração de colesterol, hipertensão e diabetes, doenças as quais, eram vistas com maior frequência na população mais velha. Além disso, o consumo de açúcares pode provocar placa bacteriana entre os dentes e cárie.
Sabendo que as crianças já têm preferência pelo sabor doce desde o nascimento, expô-las a preparações açucaradas dentro desse período, poderá dificultar a aceitação de uma “comida de verdade” como frutas, verduras e legumes. Não ofertar açúcares e produtos que contenham esse ingrediente - como itens industrializados - nos 2 primeiros anos de vida - poderá contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis e melhora na aceitação das refeições nos horários mais oportunos.
Dessa forma, quanto mais tarde for a oferta de açúcares, menos interesse gerará na criança e, provavelmente, quando vier a experimentar, não se interessará tanto quanto aqueles que desde muito cedo já formam expostos ao sabor doce. "
Por Janaína Cascaes
Nutricionista
Branda – Nutrição Materno Infantil