Postagem Aparelho ortodôntico na criança: Necessidade ou moda?

Aparelho ortodôntico na criança: Necessidade ou moda?

Odontopediatria

19 de Fevereiro de 2021

A arcada dentária, o perfil e a harmonia facial do adulto dependem de vários fatores, especialmente do que ocorre na infância .

Por isso é fundamental acompanhar algumas questões no teu filho. E é isso que eu quero te contar agora!

A ortopedia funcional dos maxilares é uma área da odontologia que atua diretamente sobre o crescimento e desenvolvimento facial da criança. 

Os aparelhos ortopédicos conseguem estimular, na devida época, o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular, contribuindo muito na solução de faltas de espaços e assimetrias da face. 

Normalmente, um desequilíbrio facial (a maxila ou mandíbula crescendo mais ou menos) está associado à uma mastigação errada e ou respiração bucal. A questão genética também está fortemente envolvida no tipo de perfil facial da criança e pode ser agravada pelo uso de hábitos como chupeta, mamadeira e dedo. 

Os aparelhos ortopédicos podem e devem ser trabalhados na criança ainda com os dentes de leite, pois eles têm como objetivo redirecionar o crescimento e não só alinhar dentes. Para simplificar, se o rosto de uma criança está crescendo torto, ele precisa ser tratado assim que diagnosticado para que seja corrigido ainda infância, na sua fase de crescimento e desenvolvimento. 

Alterações como mordidas cruzadas, crescimento da face inadequado, mordida aberta, falta de espaço, bruxismo e várias outras se não forem corrigidas poderão trazer prejuízos para a vida adulta.

Quando deve ser a primeira consulta para avaliar o crescimento e desenvolvimento facial da criança?

Consideramos que aos 5 anos de idade a criança deve passar por uma avaliação com um profissional especializado.  Não significa que a criança irá “usar” aparelho logo após essa consulta, alguns casos sim, outros não. O profissional irá avaliar como está se desenvolvendo os ossos da face da criança, e suas funções como mastigação, fala, deglutição, hábitos, respiração, sono.

Monitorar o crescimento da criança e o nascimentos dos dentes é uma forma importante de prevenir severas maloclusões, o acompanhamento periódico e programado no dentista não é só importante para que a criança se devolva livre de cárie, mas também para que o seu rosto e sua boca se desenvolvam de uma forma saudável e correta. 

Vamos prestar mais atenção para a mastigação e respiração das crianças?

Dicas 

  1. A mastigação deve ser dos dois lados da boca e de forma alternada. Mastigar de um lado só ou mastigar pouco (uma criança que gosta de alimentos muito industrializados e processados) pode apresentar problemas na oclusão como mordida cruzada ou profunda. 

  2. A respiração deve ser pelo nariz. Os lábios devem estar selados ao dormir. Respirar pela boca não é normal, nem saudável e traz consequências graves para a saúde bucal e geral da criança, repercutindo na vida adulta. 

O diagnóstico das maloclusões e o seu tratamento com a ortopedia funcional dos maxilares realizado enquanto criança poderá evitar procedimentos futuros como extração de dentes e cirurgias invasivas para correção. 

 

Aryane Menegaz

Odontopediatria e Ortopedia funcional dos maxilares

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462