Postagem Tédio, ansiedade e depressão ..... estão mais comuns nas crianças e adolescentes?

Tédio, ansiedade e depressão ..... estão mais comuns nas crianças e adolescentes?

Informativo

08 de Outubro de 2020

Pedimos para a psicóloga Fabiana Marum nos ajudar nesse tema! Confere aqui:👇🏽

Esse é um dos assuntos comuns na prática clínica da psicologia. Essas são dúvidas frequentes dos pais. Então vamos conversar.

 

Tédio

Muitas crianças e adolescentes relatam sofrer quando estão sem ter o que fazer, algumas vezes até se vitimizando,  demostrando estar (como estando carentes), o que gera uma série de sentimentos negativos nos seus cuidadores.

Ter tempo de não fazer nada, sem nenhuma atividade programada ou imposta para realizar é momento Ímpar em agendas lotadas das famílias da atualidade. 

É importante que os pais ensinem autonomia aos seus filhos em busca de prazer, em usar de curiosidade e criatividade para refletirem e descobrirem atividades prazeirosas, coisas que acabam sendo terapêuticas pois aliviam o estrese que as possíveis atividades de rotinas possam estar causando.

 Nomeie esses momentos como: Hora da cabeça livre! Nesse tempo, até mesmo de autoconhecimento, onde idéias, pensamentos, emoções e até mesmo bons projetos de vida podem surgir.

 

Tristeza

Sentimento que virá, não conseguimos isolar nossos filhos impedindo que eles vivenciem e sintam as coisas do mundo, mas podemos ensiná-los a enfrentar situações.

A tristeza faz parte da vida, no que eles conseguem aprender a lidar com ela e descobrir porque ela apareceu fica mais fácil de enfrentar e mudar. Por isso, acolham as emoções dos seus filhos, deixem expressar até mesmo as mais desagradáveis, não corte o canal de comunicação! Ofereça ajuda e diga vamos pensar juntos sobre isso!

Explique que a tristeza, como todas as emoções são passageiras, que esta tudo bem se sentir assim por um tempo.

Estimule a falar o motivo que fez surgir a tristeza, e procure nesse momento, além de oferecer carinho, proporcionar que façam coisas juntos como um bolo, assistir um filme, dar uma caminhada e assim mudar o foco dos pensamentos, que muitas vezes estão atrapalhando os nosso filhos.

 

Ansiedade

São reações emocionais e sensações físicas decorrentes dos pensamentos antecipatórios de possíveis ameaças, que na maioria das vezes pode ser apenas criação enganosa da nossa mente. É difusa e sempre está ligada a algo que Está por vir no futuro, gerando mudanças importantes nas áreas cognitivas, comportamentais e físicas.

 

Depressão

Existe na infância sim! As causas podem ser desde predisposições genéticas, como também traumas já vividos. 

Possui nessa faixa etária, manifestações diferentes do que nos adultos. 

Alguns sinais de alerta estão ligados a mudanças comportamentais, tais como:

- irritabilidade

- alterações no sono

- alterações na alimentação

- diminuição da atenção

- perda de interesse em atividades que eram prazeirosas

 

Algumas dicas que podem ajudar a lidar com a fase presente que estamos vivendo:

 

FOCO NA RESPIRAÇÃO!

Perceba em si mesmo que quando a sua respiração muda de fluxo a ansiedade pode piorar então, faça e ensine seu filho a fazer também, paradas diárias para focar na respiração, é muito simples: faça respirações longas e profundas, observando sua inspiração, mantendo uma pausa e depois expirando lentamente. 

Isso irá ajudar bastante, pois faz você aprender a focar no momento presente, o que baixa o nível de ansiedade e torna mais fácil para administrar problemas.

 

Detetive dos pensamentos!

Tudo começa no pensamento e eles podem estarem distorcidos da verdade, dessa maneira podem nos ajudar ou atrapalhar!

Procure perceber junto dos seus filhos, como os pensamentos podem estar interferindo na vida deles, podem estar deixando-os mais ansiosos ou inseguros.

Lembre-se de Ser como um detetive, procurar evidências, perceber se o pensamento tem base verdadeira ou não, pois existem distorções  da realidade que nos deixam para baixo, nos fazendo sentir emoções ruins.

 

Agende tempo junto!

Programe semanalmente na sua rotina atividades afetivas e divertidas, que no meio de agenda lotadas de tarefas impostas, regras, limites e eletrônicos, façam vocês se enxergarem como únicos, insubstituíveis e acima de tudo unidos pelo amor!

 

Texto: Fabiana Marum - Psicóloga de Crianças e Adolescentes

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462