Postagem Problemas dentários do bebê prematuro

Problemas dentários do bebê prematuro

Curiosidades

19 de Novembro de 2019

O mês de novembro foi escolhido para sensibilização e disseminação de informação sobre a prematuridade.

O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro ou pré-termo.

1 em cada 10 bebês nasce prematuro: são 340 mil prematuros nascendo todo ano Brasil!

Um problema de saúde pública que precisa ser revertido.

E, afinal, o que nós precisamos saber sobre possíveis alterações bucais que podem ocorrer nessas crianças?

Crianças prematuras ou de baixo peso ao nascer podem apresentar defeitos no desenvolvimento do esmalte dentário, atraso na erupção (nascimento) dos dentes, e alterações nas arcadas dentárias.

  • Defeitos de desenvolvimento esmalte dentário:

São prevalentes em crianças prematuras e pode ocorrer em ambas as dentições, decídua (de leite) e permanente. A hipoplasia de esmalte é uma delas: a formação insuficiente da matriz orgânica do esmalte e menor espessura de esmalte. Outra alteração são as opacidades, em que a translucidez do esmalte é alterada, visualmente são áreas brancas, opacas, amareladas ou acastanhadas com bordas irregulares.

Na maioria das vezes são alterações dentárias que promovem a retenção de placa bacteriana, aumentando o risco de desenvolver cárie dentária.

É importante ressaltar que a formação e mineralização dentária decídua inicia-se no quarto mês de gestação e se completa por volta de um ano de idade, alterações nesse período podem afetar o correto desenvolvimento

  • Atraso no nascimento dos dentes:

Pode ocorrer uma erupção tardia dos dentes, devido ao nascimento precoce da criança. Existe uma tabela aproximada de cronologia (idade) de nascimento dos dentes, porém, cada criança tem o seu tempo, e a investigação profunda só é necessária após avaliação com odontopediatra, existe um tempo, extremos de idade que se espera que o dente erupcione.

  • Alterações nas arcadas dentárias:

Podem ocorrer devido a necessidade de intubações hospitalares e características dos recém-nascidos pré-termos que geram dificuldades na função de sucção e alimentação e, consequentemente, na implementação do aleitamento materno.

Caso seu amor tenha chegado antes e vocês vivam a prematuridade, lembre-se que existem características bucais importantes que precisam ser avaliadas por um odontopediatra, e ele irá definir a necessidade de intervalos de consultas menores, afim de cuidar, acompanhar o desenvolvimento e prevenir instalação de cárie dentária!

- Antes de finalizar, vale lembrar de algo muito importante: a condição bucal da grávida pode interferir no desenvolvimento do bebê, pesquisas tem relatado que mães que apresentam doenças da gengiva (gengivite e periodontite) pode estar associado ao parto prematuro e baixo peso do bebê ao nascer.

Toda grávida deve realizar acompanhamento odontológico, se possível realizar o pré-natal odontológico, podendo evitar complicações obstétricas e não colocar o bebê em risco!

 

Abraços

Dra. Aryane Menegaz

Doutoranda em Odontopediatria - Odontologia para gestantes, bebês e crianças

#NovembroRoxo – 17 de novembro Dia Mundial da prematuridade!

Fale conosco

Dúvidas, dicas ou sugestão são sempre bem-vindas.
Envie sua mensagem e assim que possível nossa equipe entrará em contato com você.

Agende sua consulta (53) 9.8466.2462