O vilão pode estar dentro da boca.
Dicas
11 de Setembro de 2019
Sabemos que o ideal é que nenhuma criança utilize algum tipo de bico (seja chupeta ou mamadeira). Porém muitas vezes, especialmente em situações de ausência de amamentação, os pais fazem a escolha de utilizar desses artificios de sucção. Contudo vale lembrar que cuidados devem ser levados em conta neste processo.
Mas qual o problema em oferecer a chupeta ou mamadeira para o bebê?
O uso de bicos artificiais poderá levar à “confusão de bicos" isto é, o bebê, ao sugar, posiciona a língua no seio de forma inadequada levando ao desmame precoce.
Quando o lactente é amamentado no peito e tem a pega correta a língua fica rebaixada no soalho da boca para pressionar o bico do seio contra o céu da boca (palato duro) e com movimentos ritmados o leite é conduzido até a boca do bebê, enquanto que com a mamadeira o bebê empurra a ponta da língua contra o palato e esse ajuste tente a fazer com que a sucção não seja tão eficiente fazendo com que a deglutição seja mais passiva.
Em relação às chupetas, poderão ser muito prejudiciais especialmente se a criança usar depois dos 2 anos de idade. Em destaque:
- - Prejuízo no desenvolvimento da face, no crescimento ósseo, podendo resultar em deformações;
- - Comprometimento da musculatura oral, pois tende a ficar hipotônica que quer dizer flacidez muscular;
- - Alterações na cavidade oral como palato ogival e má oclusões;
- - Comprometimento na respiração uma vez que as estruturas orais vão ficar com a postura alterada somadas à hipotonia muscular a respiração fica bucal;
- - Alterações mastigatórias;
- - Distúrbio de deglutição;
- - Comprometimento da linguagem, pois o uso da chupeta limita a comunicação uma vez que a criança se expressa menos;
- - Prejuízo da articulação e fala por todo desajuste osteomuscular;
- - Ainda, o uso intenso e prolongado da mamadeira e chupeta está diretamente ligado a outros hábitos orais como chupar o dedo, roer as unhas e mordiscar os lábios, bochechas, a própria língua e objetos. Hábitos estes de mais difícil manejo, que podem causar lesões à boca e são de fácil contaminação.
Ainda assim, quando os pais optarem pelo uso da mamadeira e da chupeta precisam ficar atentos para:
- *Escolher o bico mais anatômico possivel;
- *O bico da mamadeira já vem com o tamanho adequado para a passagem do líquido e não deve ser aumentado, caso contrário além da criança usar menos a musculatura ainda há o risco de engasgos;
- *O tamanho deve respeitar a idade da criança;
- *Limitar o tempo e frequência;
- *Não pendurar panos e objetos nas chupetas;
- *Atenção para a posição, a chupeta não pode ficar no canto da boca ou com a argola dentro da boca, tão pouco a criança poderá falar com a chupeta para o lado, pois aumenta as chances de ter assimetria de face;
- *A higiene é extremamente importante para evitar o risco de contaminações
Dicas da
Fonoaudióloga Drª Luise Marques da Rocha
Especialista em Motricidade Orofacial
e-mail: [email protected]
Fone: (53) 3222.5528